Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Fintech, mas, sabe o que é isso?
O termo surgiu da mescla das palavras financial e technology.
Normalmente, as Fintechs começam a operar no modelo de Startup, com processos ágeis e descomplicados, visando inovar e otimizar os serviços do sistema financeiro.
Os custos operacionais são infinitamente menores, comparados às instituições tradicionais do setor, por isso podem oferecer aos consumidores e empresas, sua plataforma, em forma de APP, sem custo mensal algum, operando igual a um banco.
As Fintechs apresentam crescimento cada vez maior, tanto no Brasil quanto no exterior. E isso acontece devido à grande demanda na busca por serviços financeiros mais práticos e descomplicados.
Por isso, essas empresas têm buscado criar produtos inovadores que estão desafiando as instituições financeiras tradicionais.
Elas procuram otimizar os serviços financeiros com apostas tecnológicas e grandes inovações.
Globalmente, o setor financeiro tem passado por profundas transformações nos últimos anos: a internet e a mobilidade tornaram agências bancárias quase obsoletas, novas ameaças de ataques e de fraude obrigaram instituições a renovar sua segurança digital e tendências como nuvem e Big Data têm modificado a forma como serviços são entregues.
A indústria das Fintechs está dominando , literalmente, o Brasil. Até alguns anos atrás o termo não era tão conhecido, mas aos poucos foi ganhando repercussão à medida que muitas Fintechs foram surgindo e ganhando espaço.
Em menos de quatro anos, a indústria das Fintechs cresceu de maneira acelerada. Em 2015, segundo estudo do FintechLab, haviam cerca de 50 Fintechs mapeadas e, atualmente, são quase 600 Fintechs.
A tendência do mercado financeiro é que, cada Banco atual tenha sua plataforma digital, operando como Fintech e, o modelo tradicional, com agência vai diminuir, diminuir, até minguar.
Estamos assistindo a verdadeira transformação digital no mercado financeiro. E não tem volta.
As empresas de Tecnologia e Sistemas tendem a diversificar sua oferta, sozinhas ou através de parceria, agregando a parte financeira para as PME´s, oferecendo cada vez mais serviços financeiros, incluindo os próprios pagamentos e antecipação de recebíveis.
Autor: Luis Peixoto, CMO na Sensr.IT, Fundador da Uibi Marketing Digital e Consultor da Intelecta
MBA em Marketing Digital pela FGV
Graduado em Marketing
Mais de 2 décadas de atuação em grandes empresas de Serviços em TI - Consultoria e Sistemas, nas áreas de marketing, vendas e implantação de sistemas ERP, CRM, RH, BI, nas soluções Microsoft Dynamics, Openbravo, TOTVS, Benner, Empresário, vTiger, Suggar, Pipedrive, RD Station e QlikView.
Com experiência em projetos nacionais e internacionais, ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Marketing Digital e Consultoria Empresarial.