5 coisas produtivas para você fazer durante o recesso

5 coisas produtivas para você fazer durante o recesso


Passamos o ano todo correndo, com uma lista enorme de tarefas, compromissos, horários. Acabamos não fazendo muitas coisas que temos vontade porque, ou não sobra tempo, ou energia. E, apesar de no recesso dar aquela vontade de só se divertir e festar, pode ser uma boa também tirar alguns itens dessa lista de coisas que nunca conseguimos fazer.

Por exemplo:

1) Escrever mensagens pessoais - de agradecimento, de dicas, ou apenas para dar um 'oi'

Sabe aquele colega que fez algo por você, e você queria ter agradecido devidamente, mas com a correria acabou passando batido? Ou aquele artigo que você leu e achou que poderia ajudar aquele outro colega, ia compartilhar o link, mas o telefone tocou e você acabou se esquecendo? Ou aquele amigo das antigas, que você sempre se lembra mas já não fala há tempos? A calmaria do final do ano é uma ótima ocasião para colocar todas essas mensagens em dia. Certamente você ficará com uma sensação boa depois de escrever para essas pessoas. PS.: ao invés de escrever, você pode telefonar também, seria super simpático.

2) Planeje sua próxima viagem

Se você já sabe que vai fazer uma viagem em 2017, aproveite o recesso para fazer aquela boa pesquisa de valores de aéreo, de lugares para se hospedar, esboce um roteiro, peça dicas. Só pesquisar o aéreo e a acomodação costumam tomar um tempo considerável, então fazer isso mais tranquilamente no fim do ano é uma boa. Aliás, quanto mais perto da data da viagem, mais caro tudo vai ficando. Por isso, acertar tudo com antecedência, além de poupar o estresse de fazer tudo correndo depois, ainda vai ser vantajoso financeiramente.

3) Cultive um novo hábito

Você vive falando que vai começar a dormir mais cedo e aproveitar para fazer exercícios de manhãzinha, ou vai parar de fumar, ou vai começar o próprio blog, ou meditar. Contudo, esse tipo de coisas requer uma mudança não só mental como na rotina. E quem consegue mexer muito na rotina enquanto está às voltas com mil tarefas? Por isso o sossego do recesso do fim de ano é uma boa oportunidade de cultivar um novo hábito e, com paciência e determinação, você começará o ano já com essa meta sendo colocada em prática.

4) Aprenda algo novo

Pode ser que você vai viajar para um país cujo idioma você não domina. Que tal começar a estudar a língua por algum aplicativo? Ou pode ser que você tenha vontade de aprender alguma nova habilidade, que não necessariamente tenha a ver com o seu trabalho. Quem sabe um curso de culinária ou de música? Além de ser bom ter um hobby, é uma super chance de estimular áreas do cérebro que você geralmente não usa no dia-a-dia no trabalho.

5) Trace as resoluções de ano novo

Não estamos falando daquela lista que nunca se cumpre. Estamos falando sim de uma lista com metas específicas, reais e possíveis - mesmo que o desafio requeira um grande esforço. Para facilitar, você pode quebrar o objetivo final em várias etapas a serem cumpridas mensalmente - assim, cada passo dará a sensação de estar mais perto da meta final - o que é verdade -, e a motivação será maior.