Seu e-commerce está pronto para o futuro?

Seu e-commerce está pronto para o futuro?

PS.: O futuro é logo ali!

 

Segundo dados divulgados pela BigData Corp., o Brasil já conta em 2017 com 600 mil e-commerces (um crescimento de 9,23%) em atividade. E não é de se duvidar, já que temos visto, com cada vez mais frequência, lojas físicas empreendendo também no mundo virtual, afinal não querem perder fatia de mercado – ainda mais considerando que as lojas físicas tiveram um decréscimo de desempenho de 6,2% de acordo com o IBGE. E temos visto em grande número também o surgimento de lojas que só existem digitalmente mesmo – muitos artesãos e estilistas, por exemplo, estão vendendo seus produtos online.

 

Já segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm – o mercado de e-commerce nacional faturou R$ 53,4 bilhões em 2016 e apresentou alta de 11% em relação a 2015. A expectativa é que neste ano o crescimento continue, atingindo um faturamento de R$ 59,9 bilhões.

 

E como os pequenos e médios empresários do setor podem se destacar nesse cenário de competição crescente? É necessário sim investir cada vez mais no mundo virtual. Mas que caminhos seguir? Aqui citamos algumas tendências para você ficar de olho:

 

1) Cresce o número de compras via dispositivos móveis

É cada vez maior o número de consumidores que fazem suas compras por smartphones e tablets. E de acordo com a pesquisa da BidData Corp., 24,2% das lojas eletrônicas brasileiras possuem sites responsivos para mobile, essencial para garantir que o cliente tenha uma boa experiência no seu site e fique nele até o final da compra. Além disso, é importante também incluir na sua estratégia de comunicação digital o investimento em campanhas online, como anúncios em links patrocinados e redes sociais, sempre voltados ao acesso mobile, com atalhos para área de conversão e fácil caminho para a loja online. Segundo a pesquisa, o uso de mídias sociais pelo comércio eletrônico alcançou 72,43% neste ano contra 60,71% de 2016. A grande vantagem de investir nessas mídias é que elas são acessíveis mesmo para pequenos empresários.

 

2) Compras online com retirada física

Algumas lojas já trabalham dessa forma, mas ainda nem todas exploram essa possibilidade: o cliente compra na loja virtual, mas tem a opção de retirar na loja física. Isso pode ser uma vantagem para o cliente que não queira pagar o frete, ou que esteja com mais pressa para receber o produto. Por outro lado, você pode proporcionar uma experiência física diferenciada para o cliente que poderá interagir com outros produtos e, quem sabe, até fazer mais compras. Mesmo que você seja pequeno e não tenha um espaço físico oficial, pode oferecer a possibilidade da pessoa retirar com você em um ponto de encontro. Essa mistura do mundo físico com o virtual vem ganhando força.

 

3) Misturando o mundo real com o virtual

Continuando o que falamos no ponto anterior, a convergência entre o real e o virtual é uma tendência já sinalizada no exterior. Por exemplo, a Amazon anunciou bem recentemente que está testando uma nova forma de serviço: as pessoas podem ter as roupas entregues em casa para experimentá-las e podem devolver as que não quiserem. Se o cliente decidir ficar com um duas a três peças, tem um desconto de 10%; se quiser ficar com quatro ou mais, ganha 20% de desconto. E isso tudo com fretes gratuitos.